Canal TVi- Maricá recebe ação "Tuberculose sobre rodas" com serviço de saúde e cidadania
- TVi

- 27 de ago. de 2025
- 2 min de leitura

Segundo Andréa Figueiredo, Coordenadora do programa M. de
controle da tuberculose,
essa ação foi de extrema importância, pois reforça a necessidade de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce e início oportuno do tratamento desta
doença, que ainda é um grande desafio da saúde pública. A tuberculose é uma doença transmitida pelo ar, tem tratamento e cura; mas muitas vezes, o atraso no diagnóstico mantém a transmissão ativa.
Ações oferecidas nesta terça (26):
• Triagem de sintomas (tosse há 3 semanas ou mais, febre vespertina, suor noturno, cansaço, perda de peso).
• Coleta de escarro com encaminhamento para teste rápido molecular (TRM-TB) e baciloscopia, quando indicado.
• Avaliação clínica e orientações sobre exames complementares, como radiografia de tórax quando necessário.
• Aconselhamento para familiares e contatos próximos, com oferta de rastreamento de contatos e avaliação para tratamento preventivo quando indicado.
• Educação em saúde: combate ao estigma, adesão ao tratamento e direitos do usuário no SUS.
E assim quem
apresentou sintomas, foi acolhido pela equipe, feita a coleta no local e recebeu as orientações. Com o resultado em mãos, organizam o início rápido do tratamento nas unidades, com acompanhamento próximo.
O tratamento é 100% gratuito pelo SUS, com suporte para adesão e acompanhamento multiprofissional.
A Prefeitura de Maricá também ofereceu serviços através da Secretaria de Saúde, entre outras secretarias. Vacinação contra diversas doenças; testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B; auriculoterapia; atividades físicas orientadas; ações de saúde bucal; caminhão de saúde com realização de exames preventivos.
A Secretária de trabalho ofereceu orientação vocacional e elaboração de currículos e acesso a vagas de emprego; a Secretaria de Assistência Social apresentou seus principais serviços à população e a Secretária de Políticas para terceira idade, realizou uma apresentação de dança com seus integrantes.
O DETRAN RJ esteve presente emitindo a primeira via da carteira de identidade para menores de 15 anos e a segunda via para o público em geral.
Por: Vera Lúcia
Imagens: Beto Vídeo Matéria na íntegra com fotos no Site: www.tvitaipuacu.com.br
















Comentários